Os 10 maiores vocalistas de bandas de rock de todos os tempos

Ouça a Rádio Alternativa Agora. Clique no botão vermelho. home-page-mobile

 

De tempos em tempos sempre aparece uma lista dos 10 mais/maiores de todos os tempos em cada área de atuação, seja na música, no esporte, nos negócios, enfim. E cada uma dessas listas provoca uma guerra virtual do tipo “fulano de tal no top 3? Esse cara está louco! Que nada a ver!”.

Well, well, well (como diria Jeremy Kyle)… vamos então entrar nessa polêmica e publicar nosso Top 10 dos maiores vocalistas de bandas de rock de todos os tempos. Seja pela voz, pela atuação artística, musical, ou por qualquer outro motivo, com certeza estes 10 aqui jamais deixarão de ser incluídos em qualquer lista, seja ela dos 10 ou dos 1000 maiores. Afinal de contas, o rock n’ roll sempre teve (e sempre terá) as maiores personalidades do mundo no seu meio. E pra ser sincero, se já é difícil escolher apenas 10, imagina colocá-los em ordem de “grandeza”. Então, independentemente da ordem, essa é a nossa lista. And let the war begin!

 

10. Robert Plant

robert-plant-640x360

O vocalista e líder do Led Zeppelin junto com Jimmy Page, não apenas tem um timbre único, tanto em partes em que a música é considerada mais “quiet” (veja o começo de ‘Stairway  To Heaven’, por exemplo), quanto em momentos mais pesados (como em ‘Rock And Roll’, ou a segunda metade da própria ‘Stairway To Heaven’), mas também tem uma presença de palco capaz de ofuscar qualquer outro membro da banda e hipnotizar o público. Além das duas músicas já mencionadas aqui, vale destacar também ‘Immigrant Song’ e ‘Kashmir’.

 

9. Bruce Dickinson

stream_img

Entre 79 e 81 Bruce foi o vocalista da não tão conhecida banda ‘Samson’. Mas o que o fez ganhar espaço e notoriedade com seus poderosos vocais foi ingressar no ‘Iron Maiden”. Bruce foi o front man da banda até 1993, deixando-a para seguir carreira solo. E até que ele fez um relativo sucesso com o álbum “Balls To Picasso” e com músicas como ‘Tears Of The Dragon’. Mas o dono da voz toda poderosa do Iron Maiden retornou a banda que o alçou para o sucesso em 1999 e continua até hoje. Entre seus maiores sucessos estão ‘Fear Of The Dark’, ‘Run To The Hills’ e ‘The Number Of The Beast’

8. David Coverdale

david-coverdale-facelift-4

Imagine você ser o vocalista principal de duas das maiores bandas de Rock de todos os tempos. Imaginou? Rockstar, não é mesmo? David Coverdale fez parte de nada menos que Deep Purple (entre 73 e 76) e Whitesnake (entre idas e vindas desde 78 até hoje), além de ter feito uma parceria muito bem sucedida com Jimmy Page, do Led Zeppelin, em 1993. Com sua voz grave e bastante distinta seus maiores sucessos entre outros foram ‘Is This Love’, ‘Too Many Tears’, ‘Here I Go Again’ e ‘Love Ain’t No Stranger’. Sem dúvida nenhuma merece estar na lista dos maiores do mundo.

7. Axl Rose

axlrose_getty855

O líder do Guns N’ Roses usou e abusou de sua potência vocal. ‘Sweet Child O’Mine’, ‘Paradise City’, ‘Welcome To The Jungle’, são só algumas das músicas em que William (nome real de Axl Rose) vai longe. O tempo passou, e entre 96 até recentemente (leia-se 2014ish), shows do Guns N’ Roses eram lamentáveis. Como um cara conseguiu acabar com a própria voz? Mas o tempo (e o problema de audição de Brian Johnson) se encarregou de fazer Axl Rose focar em voltar a ter suas performances como da época do auge da banda. E entre ensaios com o AC/DC e muita disciplina ele voltou soltar a voz de maneira tão (ou mais) forte do que nos anos 80 e 90. Prova disso está no resultado dos shows com AC/DC.

6. Steven Tyler

alg-steven-tyler-jpg

Mais um que não poderia deixar de estar na lista dos maiores vocalistas de todos os tempos. Seja com o Aerosmith ou em carreira solo, a voz de Steven Tyler é definitivamente única e uma das mais potentes que existem por aí. Sua voz não mudou com o tempo e ele continua mandando muito bem. Prova disso é ‘Walk This Way’, lançada em 1975, com várias versões, a mais famosa de 1986 com Run DMC, e ‘Love Is Your Name’, que saiu como o primeiro single do seu álbum solo ‘We’re Somebody From Somewhere’, lançado este ano. ‘Crazy’, ‘Cryin” e ‘Love In An Elevator’ são apenas alguns dos sons em que pode-se sentir a potência da voz de Mr. Tyler.

5. David Gilmour

millsu

Não é dono da voz mais potente dentre os que estão nesta lista. Mas com uma performance consistente e bastante melódica, o líder do Pink Floyd consegue atrair a atenção dos ouvidos dos fãs vocalizando o som de suas guitarras durante seus shows, como em ‘Wish You Were Here’. ‘Comfortably Numb’, ‘High Hopes’, e a mais recente ‘Louder Than Words’ mostram como o rock progressivo da banda não fica só nos instrumentos.

4. Brian Johnson

brian-1

Temporariamente afastado do AC/DC por problemas auditivos, Johnson é mais um que não teve sua voz inconfundível alterada durante os anos. E ele tinha “some really big shoes to fill” quando substituiu Bon Scott após sua trágica morte em 1980. A banda acertou na escolha do novo vocalista. Já no primeiro álbum com Brian Johnson como vocalista, o AC/DC mandou grandes sucessos como ‘You Shook Me All Night Long’ e ‘Hell’s Bells’. Do último álbum a performance mais marcante é com certeza de ‘Rock or Bust’. Embora, como já mencionado neste post, Axl Rose esteja substituindo Brian muito bem, desejamos melhoras e que ele volte sooner rather than later.

3. David Bowie

2635619.main_image.jpg

Dispensando qualquer apresentação, ou até mesmo a necessidade de ter que fazer parte de qualquer banda para despontar, não são apenas os seus olhos (um de cada cor) que fazem a diferença. Desde que nasceu em Brixton, Londres em 1947, David Robert Jones (nome real) já despontava com uma voz descrita como “adequada” para o coral de sua Junior School, em Bromley, para onde se mudou mais tarde. Em músicas como ‘Starman’, ‘Space Odity’, vemos uma voz ainda jovem, mas já destacada. Mais adiante, nos anos 80 e 90 temos ‘Let’s Dance’, ‘As The World Falls Down’, ‘This Is Not America’, e a participação inesquecível em ‘Under Pressure’ com Queen.

2. James Hetfield

james-hetfield-singing.jpg

Talvez um dos nomes que causam mais polêmica ao aparecer em listas de top 10, o líder do Metallica, sem dúvida nenhuma faz por merecer a menção. ‘Enter Sandman’ que o diga. Sem falar de ‘The Wolf And The Man’, ‘The Memory Remains’, ‘No Leaf Clover’, e tantos outros sons que mostram a potência e o passion de James. Uma performance inesquecível é a do DVD/Álbum S&M com a San Francisco Symphony. Essa é apenas uma das vezes em que podemos ver Hetfield colocando toda sua força nos vocais. Polêmico estar aqui? Talvez. Ouça e tire suas próprias conclusões.

1. Freddie Mercury

freddie_mercury_by_ramonfelinto-d4mc4pa.jpg

Last, but definitely not least, temos Farrokh Bulsara, nome real de Freddie Mercury. Apenas duas palavras para justificá-lo neste post: Bohemian Rhapsody.

 

Siga-nos no Facebook, Instagram e Twitter

 

Advertisements

2 Comments

  1. Maravilhoso! Em minha lista claro Axl Rose estaria em primeiríssimo!! Mas como amo todos tá valendo 👍🏻

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s